De acordo com a Rede Sismológica da China, o evento ocorreu às 14h20, horário local, com um epicentro a uma profundidade de 30 quilômetros e foi seguido por um tremor secundário de magnitude 6,4 doze minutos depois.
O terremoto ocorreu a aproximadamente 294 quilômetros da fronteira com a China e a 776 quilômetros da cidade de Kunming, capital da província de Yunnan.
O tremor foi sentido com intensidade em várias regiões da China, incluindo Dehong, Lincang, Baoshan, Xishuangbanna, Lijiang e Dali, enquanto em cidades como Chuxiong e Kunming o tremor foi perceptível. A Administração Sismológica da China ativou seu mecanismo de resposta a terremotos no exterior.
Por meio de videoconferências, as autoridades locais se coordenaram com os escritórios sismológicos das províncias de Yunnan, Guangxi e Guizhou para avaliar a situação e organizar uma análise contínua.
O terremoto afetou a infraestrutura principal, como a rede ferroviária regional, e para garantir a segurança dos trens de passageiros, o China Railway Kunming Bureau Group implementou medidas de emergência.
Cinco trens que passavam por áreas com fortes tremores foram imediatamente parados, incluindo a linha China-Laos, um corredor importante entre os dois países e uma rota vital para o turismo regional.
Os trens em trânsito reduziram sua velocidade para 80 quilômetros por hora enquanto eram realizadas inspeções nos trilhos e nos equipamentos.
Até o momento, nenhuma anomalia foi relatada na infraestrutura ferroviária e as autoridades esperam restaurar gradualmente a ordem das operações.
npg/idm/bm