Na reunião, To Lam enfatizou que o Partido e o Estado do Vietnã consideram o Brasil como um parceiro-chave em sua política externa para a América Latina e desejam desenvolver ainda mais os laços de Parceria Estratégica recentemente estabelecidos entre os dois países.
O anfitrião parabenizou as conquistas que o governo e o povo brasileiro, sob a liderança do Presidente Lula e do Partido dos Trabalhadores, alcançaram nos últimos tempos, melhorando a vida da população e promovendo a justiça social, além de fortalecer o papel e a posição do país no cenário internacional.
Ele também destacou os resultados das conversas entre o líder sul-americano e seu colega vietnamita, Luong Cuong, e o fato de que durante essa visita ambas as partes assinaram o Plano de Ação para materializar a Parceria Estratégica Vietnã-Brasil para o período 2025-2030.
Por sua vez, Lula relembrou suas atividades em apoio ao povo vietnamita no passado, mencionou memórias de sua visita a Hanói em 2008, expressou sua admiração e parabenizou o Partido Comunista, o Estado e o povo do Vietnã pelo forte desenvolvimento do país em todos os setores.
O presidente brasileiro afirmou que o Vietnã é um amigo próximo e um parceiro importante na região asiática e confirmou que o gigante sul-americano continuará a se coordenar com Hanói para implementar os acordos de cooperação assinados durante essa visita. Como parte da visita oficial de Lula ao Vietnã, que se estenderá até amanhã, as partes assinaram documentos de cooperação em áreas como diplomacia, segurança, comércio e indústria e esportes.
mem/nvo/bm