Segunda-feira, Março 31, 2025
NOTÍCIA

Parques solares inaugurados em Cuba

Havana, 28 mar (Prensa Latina) O ministro cubano de Energia e Minas, Vicente de la O Levy, informou hoje que todos os parques solares fotovoltaicos previstos para serem concluídos em março já estão sincronizados nesse país.

O jornal Granma se refere, em seu artigo de sexta-feira sobre o assunto, a uma notificação do proprietário acima mencionado em sua conta X, que afirma que seis novos parques eólicos de 21,8 megawatts estão envolvidos.

Assim, menciona as instalações La Sabana, na província oriental de Granma, Mango Dulce, no oeste de Artemisa, Remedios, no centro de Villa Clara, La Corúa, no leste de Holguín, Jovellanos, no oeste de Matanzas, e Ciego Norte, no centro de Ciego de Ávila.

Essas instalações se somam às duas já em operação desde fevereiro passado na Escuela de Enfermería, em Cotorro, Havana; e na Alcalde Mayor, em Abreus, no centro de Cienfuegos.

O Primeiro Secretário do Comitê Central do Partido e Presidente da República, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, também em X, reconheceu que essa é uma grande notícia, resultado do esforço de engenheiros, técnicos, trabalhadores, de todo um povo, em uma das obras mais importantes dos últimos anos em Cuba.

Ele acrescentou que estão sendo feitos progressos em todas as frentes para recuperar o Sistema Elétrico Nacional (SEN).

Além disso, o relatório do Granma observa que o parque Mango Dulce, em Artemisa, foi inaugurado na presença do vice-primeiro-ministro, Comandante da Revolução Ramiro Valdés Menéndez, quando já havia gerado sete investidores.

Como parte do programa nacional para avançar em direção ao uso de energia limpa e à recuperação do SEN, espera-se que meia centena desses grandes parques sejam incorporados até 2025, conclui a mensagem.

mem/rfc/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa