Terça-feira, Abril 01, 2025
NOTÍCIA

Presidente cubano inaugura parque solar na região central de Cuba

Santa Clara, Cuba, 28 mar (Prensa Latina) O presidente cubano Miguel Díaz-Canel liderou hoje a inauguração do parque solar fotovoltaico Remedios, o primeiro de seu tipo na província central de Villa Clara. O enclave, já sincronizado com o Sistema Eletroenergético Nacional (SEN), fornece 21,87 megawatts e é uma das três instalações semelhantes planejadas no território central, como parte de um plano abrangente em Cuba focado na instalação de 26 parques solares fotovoltaicos antes do final deste ano.

De acordo com Eduardo Pérez, o parque fotovoltaico tem um investimento de 650 milhões de pesos e sua operação permitirá a economia de nove mil toneladas de combustível por ano, especialmente durante o pico do meio-dia, a segunda hora do dia em termos de demanda de eletricidade.

O enclave, com uma extensão de 32 hectares, tem mais de 42.000 painéis solares colocados em 1.638 mesas e opera com tecnologia chinesa, caracterizada por sua eficiência e pronta para suportar as condições climáticas existentes no Caribe.

A meta de Cuba este ano é atingir 1.000 megawatts de energia solar até o final de 2025, um passo intermediário em direção à meta maior de ter 46 instalações desse tipo e dobrar a geração solar até 2030.

Durante a reunião, Díaz-Canel também planeja avaliar o desenvolvimento de programas de desenvolvimento econômico e social em Villa Clara, como parte de uma estratégia governamental destinada a buscar soluções baseadas em iniciativas locais, com eficiência e o uso de ciência e inovação.

mem/ysd/bm

RELACIONADAS