Terça-feira, Abril 01, 2025
NOTÍCIA

El Salvador continua a diversificar as fontes de energia

San Salvador, 29 mar (Prensa Latina) El Salvador continua hoje a diversificação de suas fontes de produção de energia com outro projeto geotérmico, destaca a mídia local.

Para isso, o Banco Mundial aprovou um empréstimo de US$ 150 milhões para a construção de uma usina geotérmica em Chinameca, San Miguel, no leste do país, que aumentará a contribuição do calor da Terra para gerar eletricidade.

A informação é destacada neste sábado pelo jornal El Mundo, que indica que a nova usina contribuirá com 25 megawatts (MW) para o sistema elétrico nacional, que está conectado ao mercado centro-americano e contribui para a economia local.

A iniciativa será liderada pela LaGeo, subsidiária da Comissão Executiva da Hidrelétrica do Rio Lempa (CEL), que também explora a expansão da capacidade instalada para 40 MW, acompanhada de programas socioambientais nas comunidades do entorno.

Declarações de Daniel Álvarez, presidente da CEL, citadas pela mídia, indicam que o projeto ‘é um passo importante para fortalecer nosso sistema energético e promover o desenvolvimento sustentável e inclusivo’.

A construção e operação da usina geotérmica gerará empregos para as pessoas da região, além de projetos nas comunidades para aproveitar o calor gerado na fazenda para usos diretos, como secagem e processamento de alimentos.

El Salvador foi pioneiro no desenvolvimento de usinas geotérmicas e um dos primeiros da América Latina, com duas instalações que contribuem com 209,40 megawatts, 6,8% dos mais de 3.040,7 MW de capacidade instalada no país.

arc/lb/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa