A equipe verde e vermelha, com oito vitórias e quatro derrotas, enfrentará o Vegueros de Pinar del Río no início da quarta subsérie privada, depois de ter conseguido a primeira varredura do torneio ao derrotar o Industriales de La Habana quatro vezes em seu próprio estádio, o Latinoamericano.
A equipe treinada por Abeicy Pantoja, que fará uma pausa no calendário competitivo em 8 de abril para participar da segunda Liga dos Campeões no México, parece ser a equipe mais sólida até agora e está determinada a levar o título depois de vencer as duas últimas Séries Nacionais.
Perto do primeiro terço da fase de classificação, os Tuneros são líderes na defesa (.983 Ave) e segundos no ataque (.313) e no arremesso (4.29), o que mostra o equilíbrio nos principais departamentos de jogo.
O Vegueros, quinto colocado com 5 vitórias e 7 derrotas, vem de três vitórias consecutivas e tudo indica que começou a se aproximar do topo da tabela, onde deveria estar uma equipe que terminou em segundo lugar no último campeonato nacional.
No Estádio Mártires de Barbados, em Bayamo, o Tigres de Ciego de Ávila (7-5), depois de perder duas vezes seguidas e deixar a liderança do torneio, tentará aproveitar a má fase do anfitrião Alazanes de Granma para recuperar o território.
Os cavalos do leste, que estão em último lugar na classificação com quatro vitórias e oito derrotas, três delas consecutivas, terão de melhorar a eficácia de sua equipe de arremessadores, que está atrás com uma média de 7,34 corridas limpas permitidas a cada nove entradas.
Por último, mas não menos importante, está programado o duelo no Estádio Guillermón Moncada entre Industriales e Avispas de Santiago de Cuba, conhecido há muitos anos como “El Clásico” do beisebol cubano.
Ambas as equipes estão empatadas em terceiro lugar com seis vitórias e igual número de derrotas e, dada a rivalidade histórica e a posição que ocupam no momento, prevê-se um confronto de alta tensão.
Os visitantes da capital, apesar de terem sofrido a varredura nesta semana, continuam em primeiro lugar nos arremessos, com uma ERA de 3,72, enquanto os anfitriões lideram com uma média de .316.
Eles também marcaram 88 corridas e 14 home runs, líderes da liga, nesses quesitos ofensivos.
mem/blc/mb