Terça-feira, Abril 01, 2025
NOTÍCIA

Mountaineer Viñals pela metade do recorde em vulcões na Guatemala (+Fotos)

Cidade da Guatemala, 30 mar (Prensa Latina) O incansável montanhista Jaime Viñals buscará hoje alcançar metade do recorde do Guinness para a subida dos 14 vulcões mais altos da Guatemala (todos com mais de três mil metros) em menos tempo.

Aos 58 anos, o primeiro centro-americano a escalar o cume do Monte Everest, ele irá superar um dos maiores desafios: a subida de Santo Tomás ou Pecul (3.505 metros de altura) e Zunil (3.542), ambos em um período de 17 a 20 horas.

Somando os cinco superados até o momento, percorremos 18.664 metros acima do nível do mar em uma semana de travessia para atingir a meta, disse o biólogo de profissão e escritor.

Já se passaram mais de 40 anos escalando picos e isso me deu uma experiência. Quando subo, concentro-me em fazer o meu melhor, não desperdiçar energia, cuido muito de mim e tenho forças para isso, descreveu do departamento de Quetzaltenango, em entrevista coletiva.

Depois disso, ele irá para o Lago Atitlán e no caminho fará uma parada no vulcão Cuxliquel (3.024 metros) em Totonicapán, que seria o oitavo na segunda-feira, segundo o autor de oito livros, incluindo o best-seller ‘A Montanha é Meu Destino’.

Na terça-feira chegará a San Pedro e continuará em dias consecutivos em Tolimán e Atitlán, localizados em Sololá, bem como Acatenango e Fuego em Chimaltenango e Sacatepéquez.

Finalmente, em 7 de abril, Viñals subirá ao vulcão Agua, um colosso de 3 mil 760 metros cujo centro se destaca no município de Santa María de Jesús, a 10 quilômetros da cidade colonial de Antigua Guatemala.

Na última segunda-feira, o segundo cume do país começou em Tacaná, a 4 mil 060 metros, localizado em San Marcos, na fronteira com o México. Em seguida, Tajumulco, Siete Orejas, Santa María e Cerro Quemado venceram.

O palestrante também disse que para ele as montanhas são divindades, lugares onde encontra respostas para as dúvidas que tem, soluções para problemas e que a Guatemala é uma bela nação que deve ser aprendida a cuidar e proteger.

Para conquistar os picos mais altos e vencer esta nova categoria que criou recordes do Guinness, a celebridade Chapino, que escalou mais de 300 picos em 42 países, transmite sempre uma poderosa mensagem de perseverança e trabalho incansável.

Viñals em janeiro de 2023 terminou o desafio da Trilogia Mundial, que consiste em dar três voltas ao planeta, primeiro escalando sete cumes, depois sete ilhas e depois sete vulcões.

mem/znc/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa