“Eu os parabenizo cordialmente pelo feriado de Aid al-Fitr. Marcando o fim do mês sagrado do Ramadã, esse antigo feriado é um dos mais reverenciados pelos muçulmanos em todo o mundo”, disse Putin em uma mensagem publicada no site oficial da presidência russa no domingo.
Putin também lembrou que o feriado incorpora o desejo das pessoas de demonstrar autoaperfeiçoamento moral, misericórdia e compaixão.
A esse respeito, o chefe de Estado chamou a atenção para o fato de que os muçulmanos russos cuidam da rica herança espiritual e histórica de seus ancestrais, honram as tradições e os costumes de seus pais, avós e bisavós, compartilhando-os com a geração mais jovem.
O Ramadã é um evento religioso importante para os muçulmanos. O jejum durante o mês sagrado é um dos cinco pilares do Islã, juntamente com a fé em um único Deus, a oração cinco vezes ao dia, a doação de esmolas aos necessitados e a peregrinação a Meca.
Este ano, o fim do mês sagrado do Ramadã ocorre nos últimos dias de março. De acordo com a tradição, os fiéis o celebram por três dias. A tradição desse festival remonta à época do Profeta Muhammad, no século VII.
Em homenagem ao feriado, são realizadas azalahs coletivas, os fiéis visitam cemitérios e homenageiam os mortos, visitam parentes, dão presentes e oferecem doces aos vizinhos.
mem/gfa/mb