As autoridades asiáticas disseram que pelo menos 300 pessoas estão desaparecidas e que o número de feridos é estimado em cerca de 3.400, mas todos os números podem aumentar nas próximas horas.
Diversos edifícios em várias cidades do país foram afetados pelo terremoto, cujo epicentro foi localizado a 600 quilômetros da capital.
A infraestrutura de telecomunicações foi gravemente afetada, assim como a infraestrutura de transporte, dificultando as viagens pelo país e mantendo algumas áreas isoladas.
As temperaturas acima de 40 graus Celsius e a falta de maquinário pesado atrasaram as operações de busca e resgate.
Países vizinhos, como Vietnã, Malásia e Japão, começaram a enviar ajuda médica e equipes de resgate, mas a quantidade de território devastado e a população necessitada são bastante grandes. Por outro lado, os tremores secundários do forte terremoto estão mantendo várias cidades do país asiático em alerta e os moradores em estado de pânico, de acordo com relatos da mídia local.
O terremoto da última sexta-feira também causou estragos na Tailândia, deixando 17 mortos, 32 feridos e 83 desaparecidos, além de danos à infraestrutura em 18 províncias.
ro/msm/bm