Quarta-feira, Abril 02, 2025
NOTÍCIA

Presidente do Chile visitará a Índia

Nova Delhi, 31 mar (Prensa Latina) O presidente do Chile, Gabriel Boric, iniciará hoje uma visita de Estado a este país com uma delegação de alto nível, convidada pelo primeiro-ministro Narendra Modi, com o objetivo de fortalecer os vínculos, principalmente comerciais.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Índia, o presidente chileno será acompanhado por ministros, parlamentares, funcionários de alto escalão, diretores de associações empresariais, mídia e personalidades culturais chilenas de destaque durante sua estada na Índia até 5 de abril.

Além das conversas com o primeiro-ministro indiano e com o presidente Droupadi Murmu, Boric deve visitar Agra, bem como Mumbai e Bangalore, onde se reunirá com líderes políticos, representantes de empresas e do setor, startups, inovadores e líderes em tecnologia.

Para Nova Delhi, a visita do líder chileno é uma oportunidade para uma revisão abrangente das relações bilaterais, bem como para discutir questões regionais e internacionais de interesse mútuo.

A Índia considera o Chile um parceiro importante na região da América Latina, segundo fontes diplomáticas.

Os dois países compartilham opiniões sobre várias questões internacionais, como reformas do Conselho de Segurança das Nações Unidas, mudanças climáticas, energia renovável e terrorismo, informou o Ministério das Relações Exteriores.

De acordo com dados oficiais, as exportações da Índia para o Chile têm crescido de forma constante desde 2009, com exceção de um leve declínio em 2014, quando um novo imposto de carbono sobre veículos a diesel no Chile afetou negativamente as exportações de veículos motorizados da Índia.

Atualmente, eles são diversos e incluem veículos automotores/automóveis, formulações farmacêuticas, produtos químicos e siderúrgicos, fios sintéticos, tecidos, tecidos de algodão, vestuário, componentes automotivos, equipamentos elétricos, artigos de couro, ferro, aço, alumínio, entre outros. Da mesma forma, o investimento indiano no Chile é estimado em cerca de US$ 620 milhões. ro/lrd/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa