Essa é uma prévia das eleições municipais e legislativas de 2027, embora já seja oficial que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrará os candidatos a deputados em outubro de 2026 e os candidatos a prefeitos e conselhos municipais serão registrados pelas Juntas Eleitorais Departamentais (JED) a partir de novembro de 2026.
Duas fontes do TSE citadas pelo El Mundo confirmaram que, de acordo com o programa eleitoral de 2027, os candidatos legislativos serão registrados a partir de quinta-feira, 2 de outubro de 2026, e o prazo final será 10 de novembro.
A legislação eleitoral indica que, a partir da convocação oficial para as eleições, os partidos políticos têm o direito legal de apresentar candidaturas para seus candidatos a deputados.
De acordo com o jornal, os magistrados convocarão o órgão eleitoral em um comitê em 30 de setembro de 2026. O órgão eleitoral terá que receber pedidos de registro a partir de 1º de outubro e terá pouco mais de um mês para resolver os erros nos envios.
Por outro lado, os Conselhos devem começar a receber inscrições para candidatos a prefeito e suas respectivas chapas para conselheiros para cada um dos 44 conselhos municipais em 9 de novembro de 2026. O prazo final é o dia 24 do mesmo mês.
Em sua análise, El Mundo observa que o plano estabelece que os institutos têm até 29 de julho de 2026 para eleições internas, nas quais escolherão seus candidatos legislativos e municipais para o dia da eleição de 2027.
Por outro lado, fontes da oposição indicam que há um movimento nos círculos políticos debatendo a ideia de introduzir o cargo de governador para substituir os chefes de governo municipais como forma de concentrar o poder, uma versão que não pôde ser confirmada por esta agência.
mem/lb/bm