Quarta-feira, Abril 02, 2025
NOTÍCIA

Cuba para sonhos maiores no atletismo do Zimbábue

Harare, 1 abr (Prensa Latina) Com resultados relevantes, o professor cubano Carlos Manuel Isidoria trabalha hoje pelo atletismo no Zimbábue, a partir de sua posição como colaborador na Universidade de Educação Científica em Bindura, 90 quilômetros ao sul da capital.

Com doutorado em Ciências da Cultura Física, obtido on-line pela Universidade Martha Abreu, o treinador se empenha em preparar os jovens para sonhos maiores, com consequências palpáveis em várias modalidades do chamado rei dos esportes.

O trabalho de Isidoria em Bindura, que também abriga a Zimbabwe Sports Academy, envolve o treinamento na New Site School, bem como na Chipindura High School, uma escola abrangente com atletas em idade escolar.

Um de seus alunos, o promissor David Nyamufarira, ganhou uma bolsa de estudos para o ensino superior nos Estados Unidos e, nos recentes jogos universitários nacionais, foi campeão na corrida de 60 metros rasos.

Os bons resultados dos meninos em torneios nacionais e regionais são um endosso de seu trabalho, embora – acredita ele – a obtenção de um doutorado, a aplicação da ciência no ensino com base na experiência e nos métodos cubanos sejam suas maiores conquistas.

A Universidade também pediu que ele lecionasse no Departamento de Ciências do Esporte, com especialização em atletismo, enquanto ele faz parte do projeto do ex-ministro da Educação, Dr. Lazarus Dokora, levando a importância da atividade física para crianças e jovens a muitas regiões.

Professor do centro de estudos superiores José Martí, na província central de Sancti Spíritus, o treinador aconselha atletas olímpicos como Cubert Nyasango na preparação de talentos, com aulas teóricas e práticas e a esperança de contribuir para o futuro sucesso do esporte do Zimbábue, que ele também considera ser o sucesso de Cuba.

Desde a década de 1980, Bindura tem sido um local regular e de prestígio para os colaboradores cubanos nessa nação africana.

mem/leg/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa