Segundo o porta-voz do Ministério de Relações Exteriores, Guo Jiakun, a China saúda a continuidade de Dilma Rousseff como chefe do NBD e reconhece o papel fundamental que ela desempenhou na promoção da cooperação para o desenvolvimento.
Da mesma forma, reiterou o seu apoio a esse banco e ao compromisso de Beijing com o fortalecimento das instituições financeiras lideradas pelos países do Brics.
Segundo informações oficiais, o NPD é uma entidade criada por este grupo com o objetivo de mobilizar fundos para projetos de infraestruturas e de desenvolvimento sustentável em nações em desenvolvimento e emergentes.
O Brics, inicialmente composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, foi ampliado com a incorporação da Arábia Saudita, Egipto, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã em janeiro de 2024 e da Indonésia em janeiro de 2025, como membros plenamente legítimos.
Por outro lado, os estados membros associados do grupo são Belarus, Bolívia, Cuba, Cazaquistão, Malásia, Nigéria, Tailândia, Uganda e Uzbequistão.
oda/idm / fav