Acompanhado pelo secretário de Relações Exteriores, Vikram Misri, em um evento em Nova Delhi, o representante de Beijing no país sul-asiático revelou que os dignitários de ambos os países trocaram mensagens de congratulações na ocasião.
Em uma nota para seu homólogo Droupadi Murmu, o presidente Xi Jinping observou a importância da China e da Índia como países em desenvolvimento e membros-chave do Sul Global.
O desenvolvimento das relações entre a China e a Índia demonstra que é a decisão certa para ambos os lados estabelecerem parcerias para o sucesso mútuo e alcançarem uma cooperação que beneficie plenamente os interesses fundamentais de ambos os países e povos, disse o líder chinês.
Xi também pediu que se considerem e gerenciem as relações bilaterais a partir de uma perspectiva estratégica e de longo prazo, e que se busquem maneiras de os principais países vizinhos viverem juntos em um clima de coexistência pacífica, confiança e benefícios mútuos e desenvolvimento comum, além de promoverem conjuntamente a multipolarização global e a democracia nos laços internacionais.
Ele também expressou sua disposição de trabalhar com Murmu para promover a confiança mútua estratégica, fortalecer os intercâmbios e a cooperação em vários campos, aprofundar a comunicação e a coordenação em questões internacionais importantes, salvaguardar conjuntamente a paz e a tranquilidade nas regiões de fronteira sino-indiana para o bem e a estabilidade globais.
Por sua vez, a chefe de Estado indiana considerou que relações bilaterais estáveis, previsíveis e amigáveis trarão benefícios importantes para nós e para o mundo, e concordou com a necessidade de promover o desenvolvimento saudável e estável desses laços.
Em uma nota para seu colega Narendra Modi, o primeiro-ministro Li Qian expressou a disposição da China de trabalhar com a Índia para fortalecer ainda mais a confiança mútua estratégica, promover intercâmbios e cooperação em vários campos.
Ele valorizou os 75 anos de laços bilaterais como uma oportunidade de abordar adequadamente a questão da fronteira e impulsionar os laços no caminho do desenvolvimento saudável e estável, a fim de gerar maiores benefícios para seus povos.
Em resposta, Modi disse que a Índia e a China, além de compartilharem culturas ancestrais, desempenharam um papel fundamental na história da humanidade e agora têm uma importante responsabilidade de promover a paz e o desenvolvimento.
O progresso em nossas relações bilaterais contribuirá não apenas para a estabilidade e a prosperidade globais, mas também para o surgimento de um mundo multipolar, enfatizou o primeiro-ministro indiano.
Ele também enfatizou que o 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas poderia marcar o início de um período de desenvolvimento saudável e estável nas relações bilaterais entre a Índia e a China.
O embaixador chinês na Índia também acreditava que, sob a orientação estratégica dos líderes das duas nações, bem como com esforços conjuntos, a Índia e a China avançarão as relações bilaterais no caminho do desenvolvimento saudável e estável, de modo a contribuir para a paz e a prosperidade globais.
Recentemente, representantes da Índia e da China concordaram em continuar os esforços para a retomada de voos diretos, interação entre suas mídias e centros de estudo.
Os dois lados analisaram as medidas tomadas para implementar as diretrizes estabelecidas pelos dois governos, bem como as medidas específicas acordadas em janeiro de 2025 para estabilizar e reconstruir os laços.
Também concordaram em continuar os esforços para a comemoração do 75º aniversário do estabelecimento de relações diplomáticas e em elaborar modalidades para a retomada da peregrinação Kailash Mansarovar Yatra este ano.
Eles também fizeram um balanço das trocas e atividades planejadas para este ano e discutiram a retomada gradual dos mecanismos de diálogo para abordar as áreas prioritárias de interesse e preocupação de cada um e colocar as relações em um caminho mais estável e previsível, disse Nova Delhi.
oda/lrd/bm