As empresas do setor público (EPDs) do setor apresentaram um aumento significativo de 42,85 por cento nas suas vendas externas durante o período referido, refletindo a crescente aceitação dos produtos indianos no mercado global e a capacidade da sua indústria de se integrar na cadeia de abastecimento internacional, disse o Ministério da Defesa.
O setor privado e as EPD contribuíram com 1.779 milhões de dólares e quase 98 milhões de dólares, respectivamente, para o aumento das exportações.
Através de uma publicação em X, o chefe do setor Rajnath Singh felicitou todos os envolvidos pelo feito e ratificou os objetivos do país sul-asiático de aumentar as vendas externas para 5.840 bilhões de dólares até 2029.
De acordo com o Ministério da Defesa, a Índia evoluiu de uma força militar amplamente dependente de importações para uma força cada vez mais focada na autossuficiência e na produção local.
Como parte desse progresso, uma vasta gama de itens, desde munições e armas até subsistemas e sistemas, peças e componentes, foi exportada para cerca de 80 países durante o ano fiscal recém-concluído.
O Departamento de Produção emitiu 1.762 autorizações de exportação através do seu portal online no ano fiscal de 2024-2025, em comparação com 1.507 no ano anterior, indicaram fontes militares.
Nos últimos anos, o Governo implementou inúmeras reformas políticas para impulsionar a indústria, simplificando o procedimento de licenciamento, removendo peças e componentes do regime de licenciamento e alargando o seu período de validade, disse o ministério.
Além disso, os procedimentos operacionais padrão para a concessão de autorizações de exportação foram ainda mais simplificados em conjunto com outras disposições, enfatizou.
oda/lrd / fav