Sexta-feira, Abril 18, 2025
NOTÍCIA

Índia terá uma nova universidade nacional para o setor cooperativo

Nova Delhi, 2 abr (Prensa Latina) O Parlamento da Índia aprovou hoje o Projeto de Lei da Universidade Tribhuvan Sahkari, 2025, para estabelecer o Instituto Anand de Gestão Rural como um centro nacional de estudos superiores no setor cooperativo.

A instituição do estado de Gujarat proporcionará formação técnica e de gestão e promoverá investigação e desenvolvimento cooperativos para alcançar padrões de excelência global, de acordo com o serviço de notícias da rádio Newsonair.

Contribuirá também para o fortalecimento do movimento cooperativo no país com a sua incorporação na ampla rede de instituições que o compõem, disse a fonte jornalística.

Respondendo a um debate sobre o projeto de lei, o Ministro de Estado da Cooperação, Murlidhar Mohol, disse que nos últimos três anos e meio, o governo tomou várias iniciativas para dar um novo rumo a esse setor.

Disse, neste sentido, que a Sociedade de Crédito Agrícola Primário (PACS), que ajuda os agricultores com empréstimos de curto e médio prazo para diversas atividades agrícolas, foi reforçada e tornou-se polivalente.

Indicou que foi traçada a meta de aumentar o número de PACS de 100 mil para 300 mil nos próximos cinco anos.

Mohol sublinhou o papel da economia rural nos objetivos do governo de tornar a Índia a terceira maior economia do mundo até 2047.

Explicou que existem oitocentas mil instituições cooperativas em funcionamento no país, nas quais participam mais de 30 milhões de pessoas.

Acrescentou que este elevado número reflete que um membro da família de cada agricultor está ligado às cooperativas.

Destacou ainda o interesse do Governo no desenvolvimento do setor cooperativo, refletido no aumento orçamental deste ano para favorecer o setor, que conta com mais de 800 mil cooperativas em funcionamento na Índia.

oda/lrd / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa