Sexta-feira, Abril 18, 2025
NOTÍCIA

Oito filmes competem no Festival de Cinema Latino-Americano de Paris

Paris, 2 abr (Prensa Latina) A terceira edição do Festival de Cinema Latino-Americano de Paris abre hoje a competição pelo prêmio do júri de melhor longa-metragem do Grand CLaP com oito filmes em cartaz, todos de 2024.

Na véspera, o evento começou até domingo com a apresentação do filme cubano De uma Certa Maneira (1974), dirigido por Sara Gómez, falecida durante as filmagens, pelo que o seu trabalho foi continuado pelos realizadores Tomás Gutiérrez Alea e Julio García Espinosa.

No primeiro dia de exibição dos filmes em competição, o público parisiense e a comunidade latino-americana poderão desfrutar de quando as Nuvens Escondem a Sombra (Chile) e Má Reputação (Argentina), na sala Saint-Michel, emblemático espaço cultural que remonta a 1911 no movimentado bairro Quartier Latin.

Amanhã o festival das sétimas artes continuará com a apresentação de Ozogoche (Equador) e Terminal Young (Argentina), na sexta-feira de Delirio (Costa Rica) e Tijolo por tijolo (Brasil) e no sábado de The Wild Years (Chile) e Greice (Brasil).

Todos os filmes em competição no Festival de Cinema Latino-Americano de Paris constituem estreias, em alguns casos internacionais e noutros em França ou na Cidade Luz.

A cerimónia de encerramento está reservada para domingo, com a entrega dos prémios do júri para as melhores longas e curtas-metragens, o CLaP das Universidades, decidido pelos estudantes desse nível, e o CLaP do público.

Em diálogo com a Prensa Latina, o diretor do evento, Carlos Tello, expressou sua expectativa de que o festival seja mais uma vez bem recebido pelos parisienses e pela comunidade latino-americana.

Queremos ratificar que a organização foi uma necessidade, sublinhou o também responsável pela seleção das produções, que destacou a oportunidade que proporciona aos cineastas latino-americanos terem esta janela num lugar tão forte da sétima arte.

oda/wmr / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa