A cônsul geral em Xangai, Mileidy Aguirre, disse à Prensa Latina que, na reunião, a mídia, as companhias aéreas e os representantes do setor de turismo foram informados sobre as possibilidades de desenvolvimento desse setor na ilha.
A assessora de turismo do país caribenho, Elizabeth Vela, também participou do evento, que abordou as especificidades da próxima Feira Internacional de Turismo FITCuba 2025, em Havana.
A 43ª edição desse evento terá a China como convidada de honra, será realizada de 30 de abril a 3 de maio e mostrará as tradições cubanas como um produto no Complexo Morro-Cabaña.
Em uma atividade semelhante em Beijing, o embaixador do país caribenho na China, Alberto Blanco, destacou três elementos únicos que favorecem a cooperação no turismo: a complementaridade entre duas nações socialistas sem conflitos de interesse, a estabilidade e a segurança que caracterizam Cuba e o carinho especial e a admiração histórica do povo antilhano pelo gigante asiático.
Respondendo a perguntas de operadores de turismo, ele destacou os esforços contínuos para se ajustar às necessidades culturais e gastronômicas desse mercado asiático.
De acordo com Blanco, a ilha também leva em conta a importância de aprofundar as relações de Beijing com a América Latina e o Caribe e, nesse sentido, defendeu um modelo de turismo multidestino.
Por outro lado, destacou as atrações da riqueza cultural do país caribenho, bem como o potencial do turismo de saúde e natureza.
A Tourism Plus Shanghai 2025 reúne cerca de seis mil expositores de mais de 140 países e regiões e espera atrair cerca de 450.000 visitantes até 3 de abril.
oda/idm/bm