Domingo, Abril 06, 2025
NOTÍCIA

Cuba busca aumentar a produção de alimentos na Vietnã Expo 2025

Hanói, 3 abr (Prensa Latina) Atrair investimentos que permitam impulsionar a produção de alimentos no país é o propósito fundamental que motiva hoje as empresas cubanas que participam da Feira Internacional do Vietnã (Vietnam Expo 2025).

A afirmação foi feita em diálogo com a Prensa Latina pelo vice-presidente do Grupo Empresarial de Alimentos e Aves (Gealav), Doriel González, e pela Diretora de Desenvolvimento do Grupo Empresarial de Produção e Comercialização de Carne Suína, Edelkys Núñez, ambos vinculados ao Ministério da Agricultura.

A intenção é atrair investimento estrangeiro e, através de uma associação económica internacional, promover a produção tanto de carne de frango como de ovos, dois produtos com grande procura e cuja aquisição no mercado interno está garantida, disse González.

A Gealav, explicou, tem 26 empresas produtoras, um instituto de investigação, uma empresa de genética com base de criação que desde 1963 apoia a produção de ovos com genética própria.

A associação com um parceiro estrangeiro permitiria melhorar equipamentos e tecnologia nas explorações agrícolas, garantir um fornecimento estável de ração animal e medicamentos, bem como aumentar a massa de poedeiras nas mais de 20 unidades disponíveis.

Quanto ao fornecimento de ração animal, está previsto que este seja desenvolvido através da cadeia produtiva com as três fábricas de rações existentes em Cuba, com base na importação de matérias-primas, acrescentou.

Por outro lado, o Grupo Empresarial de Produção e Comercialização de Carne Suína aposta na procura de um parceiro para a produção de ração animal, que garanta o aumento da disponibilidade de carne suína.

O Grupo, detalhou Antúnez, possui 21 fábricas de ração seca com capacidade de produção superior a 369 mil toneladas através do processamento de subprodutos de trigo, arroz, milho e outras matérias-primas.

Possui também seis fábricas de rações líquidas com capacidade instalada de 62.280 toneladas provenientes do processamento de resíduos industriais, resíduos de colheitas e subprodutos de mini-indústrias, entre outros.

Além de um instituto de investigação, 18 empresas de produção e comercialização e uma empresa de logística, e duas MPME estatais, contam também com uma empresa genética que conta com 5.600 reprodutores de raça pura, incluindo duas raças obtidas em Cuba (CC 21 e L 35), o que garante soberania neste aspecto.

O Grupo Empresarial de Produção e Comercialização de Suínos já constituiu uma empresa mista com um sócio mexicano e dois contratos de associação económica com entidades de Itália e Venezuela.

A 34.ª edição da Vietnã Expo 2025 foi inaugurada na véspera e decorrerá até 5 de abril no Centro Internacional de Exposições de Hanói com a participação de mais de 500 empresas de 16 países e territórios, segundo os organizadores.

mem/mpm / fav

RELACIONADAS