Quinta-feira, Abril 03, 2025
NOTÍCIA

Ex-prefeito porto-riquenho se declara culpado de corrupção

San Juan, 2 abr (Prensa Latina) O ex-prefeito José Guillermo Rodríguez, que passou 29 anos à frente do município porto-riquenho de Mayagüez (oeste), se declarou culpado de corrupção depois de chegar hoje a um acordo com o Painel do Procurador Especial Independente.

Três anos depois de ser acusado de abandono do dever e desvio de fundos públicos, o veterano político do Partido Popular Democrático (PPD), apelidado de Guillito, admitiu sua responsabilidade no caso, no qual seu ex-diretor financeiro, Yahaira M. Valentín Andrade, também está envolvido.

O ex-funcionário do conselho municipal de Mayagüez ainda não tomou uma decisão diante da oferta da promotora especial independente Leticia Pabón de se declarar culpada.

Rodríguez foi acusado de abandono do dever e desvio de fundos públicos, pelo desvio de 9,8 milhões de dólares concedidos em resoluções conjuntas da Câmara dos Representantes de Porto Rico para concluir várias fases da construção do Centro de Trauma em Mayagüez.

Grande parte do dinheiro foi recuperado, mas Rodriguez foi destituído do cargo pelo Painel do Procurador Especial Independente.

O promotor especial Pabón afirmou que o ex-prefeito de 67 anos foi exposto a uma sentença de 15 anos de prisão, enquanto o advogado de defesa Harry Padilla estabeleceu que seu cliente não enriqueceu, já que o dinheiro foi devolvido, além de pagar 12 mil 500 dólares, que ele entregou por cheque visado no tribunal do juiz William Machado Aldarondo.

Após a negociação, Rodríguez pode se qualificar para uma sentença de seis anos em liberdade condicional, que dependerá do conteúdo do relatório pré-sentença e da decisão final tomada pelo magistrado.

rc/nrm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa