De acordo com uma declaração oficial, o ex-presidente do Comitê Central do Partido Popular Revolucionário de Laos (PPRL) faleceu na manhã de quarta-feira devido a uma doença terminal e o funeral será realizado de 3 a 7 de abril no Centro Nacional de Convenções na capital.
O comunicado especial emitido pelo Comitê Central do PPRL, pela Assembleia Nacional, pelo Governo e pela Frente do Laos para o Desenvolvimento Nacional destaca ainda mais seu profundo respeito e gratidão ao General Siphandone.
Enquanto isso, a agência de notícias KPL informa em sua primeira página que o secretário geral do Comitê Central do Partido Comunista do Vietnã (PCV), To Lam, liderará uma delegação de alto escalão do PCV e do Estado vietnamita para prestar homenagem póstuma ao falecido ex-presidente do Laos.
A mesma fonte também cita a mensagem de condolências enviada pelo Comitê Central do PCV, pela Presidência, pelo Governo, pela Assembleia Nacional e pelo Comitê Central da Frente da Pátria aos seus homólogos do Laos.
O texto destaca Siphandone como “um líder extraordinário da primeira geração, um núcleo importante do Comitê Central do PPRL, um filho eminente do povo do Laos e um soldado revolucionário inabalável que dedicou sua vida à independência nacional, à liberdade e à felicidade do povo e ao desenvolvimento próspero” de seu país.
Ele também observa que a partida física do ex-presidente representa uma grande perda para o partido, o Estado e o povo do Laos, bem como para sua família.
O partido, o estado, o exército e o povo do Vietnã também perderam um grande amigo e camarada próximo, que esteve ao seu lado durante as longas guerras de resistência em ambos os países, enfatiza ele.
A missiva também aprecia muito “as grandes contribuições do camarada Khamtay Siphandone para a luta do passado do povo do Laos pela independência nacional, bem como para a causa atual de reforma, defesa, construção e desenvolvimento da nação”.
mem/mpm/bm