O libelo também publicou um excerto do romance acima mencionado que descreve a Noite das Vidraças Partidas, também conhecida como a Noite das Janelas Partidas, um acontecimento-chave do Holocausto, os pogroms judeus em grande escala de 9-10 de novembro de 1938 na Alemanha e na Áustria.
Os acontecimentos do romance acontecem paralelamente entre 1938 e 2019. Um dos heróis é Samuel Adler, um violinista de seis anos, que, após a Noite das Vidraças Partidas, é levado para a Inglaterra junto com outras crianças judias para serem resgatadas. Segundo o resumo do livro, Samuel nunca mais verá sua família.
A segunda heroína do romance é Anita Díaz, uma menina salvadorenha de sete anos. Em 2019, ela foi separada da mãe nos Estados Unidos após cruzar a fronteira.
A menina é cega e não entende muito do que está acontecendo, mas um advogado e assistente social americano concorda em ajudar Anita a encontrar sua mãe.
O romance, publicado inicialmente em espanhol pela editora ABC, foi traduzido para o russo pelos escritores Anastasia Mirolyubova e Boris Kovalev.
jcm/gfa / fav