Sexta-feira, Abril 04, 2025
NOTÍCIA

Vítimas da explosão do gasoduto da Malásia tentam voltar para casa

Kuala Lumpur, 3 abr (Prensa Latina) Funcionários das agências de segurança da Malásia acompanharam hoje os proprietários de 115 casas afetadas pela recente explosão de um gasoduto na capital para inspecionar seus lares.

O incêndio ocorrido em 1º de abril no município de Putra Heights, no estado de Selangor, forçou a evacuação de emergência de centenas de famílias residentes e causou vários graus de ferimentos em 145 pessoas.

As autoridades consideram o processo de inspeção das casas como uma etapa vital para a segurança dos habitantes, já que muitas fundações, tubulações e outros componentes relevantes foram removidos.

Uma nuvem de fogo e fumaça, equivalente a uma instalação de 20 andares de altura, era visível por quilômetros e criou uma cratera de 32 pés de profundidade.

A polícia está atualmente investigando a causa da ruptura que desencadeou a explosão, que causou grandes danos materiais, afetando pelo menos 148 carros e 190 casas em um raio de 500 metros, de acordo com o relatório oficial do governo.

Em um comunicado, a empresa nacional de petróleo Petronas reconheceu a propriedade do gasoduto danificado e, na quinta-feira, comprometeu-se a verificar a integridade estrutural de dois outros gasodutos para determinar se eles continuam em boas condições.

Enquanto isso, a Agência Nacional de Notícias da Malásia (Bernama) informou que 377 vítimas ainda estão alojadas em centros de ajuda, pertencentes a um total de 98 famílias.

mem/msm/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa