Domingo, Abril 06, 2025
NOTÍCIA

A UA destacou a parceria com a UE para impulsionar o desenvolvimento

Addis Abeba, 5 abr (Prensa Latina) A vice-presidente da Comissão da União Africana (UA), Selma Malika Haddadi, destacou a importância da associação com a União Europeia (UE) para impulsionar as aspirações de desenvolvimento do continente, soube-se hoje.

De acordo com publicações da organização continental africana, Haddadi disse isso durante uma celebração com o corpo diplomático para marcar os 25 anos da parceria UA-UE e o Dia da Europa, este último a ser comemorado em 9 de maio.

O vice-presidente do órgão africano observou que, à medida que o continente avança em direção às metas da Agenda 2063, a UA valoriza profundamente os parceiros que reconhecem e apoiam suas prioridades e trajetória de desenvolvimento.

Há 25 anos, a UA e a UE têm trabalhado juntas para enfrentar os desafios globais, impulsionar o crescimento econômico e promover a estabilidade em nossos continentes. Essa parceria se tornou um modelo de cooperação intercontinental, demonstrando o que pode ser alcançado quando a África e a Europa trabalham juntas”, disse ele.

Ele enfatizou que, em tempos de incerteza geopolítica e desafios ao multilateralismo, o fortalecimento da cooperação entre a África e a Europa é mais crucial do que nunca.

Da mesma forma, a reafirmação de um compromisso firme com o multilateralismo. Nesse sentido, ele pediu ações concretas para traduzir essas prioridades compartilhadas em progresso tangível para ambos os continentes.

O Dia da Europa é celebrado todo dia 9 de maio em comemoração à Declaração Schuman.

Robert Schuman, Ministro das Relações Exteriores da França, apresentou a Declaração que leva seu nome nesse dia, em 1950. Nela, ele propôs a criação de uma Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, cujos membros reuniriam a produção de carvão e aço.

Essa comunidade, formada originalmente pela França, Alemanha Ocidental, Itália, Holanda, Bélgica e Luxemburgo, foi a primeira de uma série de instituições supranacionais que se tornariam o que hoje é a União Europeia.

jha/nmr/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa