Comunidades locais de 267 distritos foram convocadas para a reunião, onde serão consultados mais de 4 mil 500 participantes de diversos setores, informou a ENDC.
O Comissário Melaku Woldemariam disse que a iniciativa se estenderá até 12 de abril e envolverá 6 mil representantes, incluindo líderes comunitários e grupos sociais importantes, para tratar de questões de importância nacional.
Woldemariam disse que o processo enfatiza a construção de consenso nacional e regional, garantindo a participação de grupos marginalizados, como mulheres, pessoas com deficiência e pessoas deslocadas.
O Comissário Yonas Adey disse que o processo definirá as políticas do país incorporando uma ampla gama de perspectivas sociais.
Ambas as autoridades expressaram confiança de que a definição da agenda em Amhara, após esforços semelhantes em dez regiões e duas administrações urbanas, contribuirá para uma agenda nacional unificada.
Por meio de uma proclamação em 2021, a Comissão de Diálogo Nacional da Etiópia foi estabelecida com o objetivo de resolver conflitos, guerras e desentendimentos causados por crises políticas que representam uma ameaça à condição de Estado de um país.
jha/nmr/glmv