Lá, os participantes poderão se aproximar dos títulos Cosas que arden sobre el pasto (poesia), de Ragnar Wilfredo; El niño de las preguntas (poesia infantil), de Leo Buquet; La biblioteca de Alexa (ficção científica), de Nathaly Hernández; Versiones de la traductora (narrativa), de Roberto Raez; La actualidad de la Revolución (ensaio), de Iramis Rigoberto Rosique.
A primeira dessas obras “reflete sobre a morte e, portanto, sobre a vida e a fugacidade do tempo, mas não a partir de seu lado filosófico, e sim de sua dimensão dramática”, destaca o comunicado de imprensa.
Enquanto isso, a obra literária de Leo Buquet, El niño de las preguntas, é escrita com uma ternura comovente, que é uma mistura divertida de humor, afeto e brincadeira. Seu toque alegre, infantil e leve consegue aproximar a poesia das crianças mais novas.
La biblioteca de Alexa, de Nathaly Hernández, vencedor na categoria ficção científica, é o primeiro romance da autora e a história combina fantasia tradicional, elementos oníricos, ópera espacial, distopia e cyberpunk.
Ele trata de questões atuais, como manipulação mental, abuso de poder e a luta pela liberdade e pela verdade. Apresenta personagens bem desenvolvidos com conflitos profundos que evoluem ao longo da trama, o que cria um universo rico e visualmente impressionante.
De maneira quase análoga, o narrador das versões insiste em manter uma postura violenta diante da realidade.
Por último, mas não menos importante, está o volume La actualidad de la Revolución, que reúne textos que surgiram no contexto dos desafios enfrentados nos últimos anos na busca pelo socialismo em Cuba.
Por meio de entrevistas, cartas e ensaios, o texto, que ganha a seção de ensaios, reflete preocupações recorrentes, como o estado atual da Revolução, o futuro do país e a reafirmação da emancipação. O autor busca, “a partir de uma abordagem enraizada no marxismo heterodoxo, refletir sobre diferentes temas para traçar as linhas estratégicas de um estilo político renovado”.
O encontro de todos os sábados com nosso universo literário é organizado pelo Instituto Cubano do Livro.
mem/amr/glmv