De acordo com o comunicado emitido neste domingo pela agência estatal citada, as duas aeronaves de transporte IL-76 transportaram suprimentos humanitários para Mianmar para aliviar os efeitos do devastador terremoto que atingiu a nação asiática em 28 de março.
A remessa doada pela Federação Russa inclui alimentos, necessidades básicas, 150 tendas e mais de 30 geradores de energia, informou o ministério.
Em 28 de março, o Serviço Geológico dos EUA relatou que um terremoto de magnitude 7,7 atingiu cerca de 16 quilômetros a noroeste da cidade de Sagaing, no centro de Mianmar.
Pelo menos 3.455 pessoas perderam a vida e outras 4.840 ficaram feridas no terremoto.
As autoridades de Mianmar solicitaram assistência internacional, declararam estado de emergência nas regiões atingidas pelo terremoto e declararam uma semana de luto nacional pelas vítimas (de 31 de março a 6 de abril).
Além de Mianmar, o terremoto foi sentido em cinco países vizinhos, principalmente na Tailândia, onde o desabamento de uma torre de 30 andares deixou pelo menos 17 mortos confirmados, nove feridos e quase 80 desaparecidos.
mem/gfa/hb