De acordo com o portfólio, o gasto total com essas viagens atingiu 57,549 bilhões de yuans (oito bilhões de dólares), um aumento de 6,7% em relação ao ano anterior.
O Qingming Festival ou Dia da Varredura de Túmulos era um momento para lembrar e honrar os ancestrais, mas também para aproveitar o feriado de três dias.
Em muitas regiões, locais históricos e parques dedicados à memória dos heróis revolucionários organizaram atividades para homenagear os mártires.
Os visitantes participaram de passeios temáticos e eventos culturais para homenagear os ancestrais e preservar o legado histórico.
Além disso, destinos como parques urbanos, florestas, áreas rurais e ruas históricas tiveram um grande fluxo de turistas, que desfrutaram de atividades relacionadas à primavera, como excursões ao ar livre, acampamentos e degustações de alimentos.
O ministério promoveu 32 rotas de turismo rural, cuja popularidade aumentou significativamente, segundo o ministério.
Em províncias como Zhejiang, Shandong e Guizhou, foram criados cenários que combinam tradições culturais com tendências modernas, oferecendo atividades como colheita e processamento de chá, além de novas propostas como “parques + caminhadas/ciclismo”, jogos de realidade virtual e coleções digitais.
De acordo com as autoridades, essas iniciativas atraíram turistas com temas como apreciação de paisagens de primavera, degustação de alimentos tradicionais e exploração de costumes locais.
O Museu do Palácio organizou a exposição “Le Lin Quan: Chinese and Foreign Garden Culture”, enquanto o Museu Nacional da China apresentou “Nine Heavens to Embrace the Moon: 20 Years of Chinese Lunar Exploration”.
Além disso, várias instituições culturais estenderam seu horário de funcionamento para atender à demanda do público durante os feriados.
O Qingming é comemorado no 15º dia após o equinócio da primavera, geralmente no início de abril, e data de pelo menos 2.500 anos atrás.
ro/idm/bm