De acordo com várias fontes, a chegada do presidente a El Cario está programada para a noite, em um contexto de crescente preocupação com a escalada da agressão israelense em Gaza, onde cerca de 50.000 pessoas perderam a vida, a grande maioria delas civis, desde 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou Israel e fez mais de 200 reféns.
No dia anterior, Macron anunciou em X que na segunda-feira participará de uma reunião trilateral com o presidente anfitrião Abdel-Fattah El-Sisi e o rei Abdullah II da Jordânia, tendo como foco a resposta urgente à crise na chave palestina.
O líder francês definiu como posição da França a exigência de um cessar-fogo e a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas, a retomada da ajuda humanitária a Gaza e o estabelecimento de um horizonte político que leve a uma solução de dois Estados.
Macron também planeja visitar a cidade de El Arish, a apenas 50 quilômetros de Gaza, na terça-feira, durante sua visita ao Egito.
De acordo com Paris, ele enfatizará a importância de apoiar os agentes humanitários e impor uma trégua em um conflito que levou os palestinos à beira da fome e reduziu a assistência médica ao mínimo.
A reunião oficial com El-Sisi está marcada para amanhã.
oda/wmr/bm