De acordo com a entidade, a inflação acumulada nos últimos 12 meses é de 4,9 pontos.
O INE explicou que das 13 divisões que compõem a cesta básica de bens para a população, nove registraram aumentos de preços e o restante apresentou uma discreta redução.
Os mais afetados foram Educação (4,9%); Vestuário e calçados (1,3%); Alimentos e bebidas não alcoólicas (1,2%); e Bebidas alcoólicas e tabaco (1,2%).
Com relação ao primeiro deles, a incidência mais forte ocorreu na educação universitária, seguida pela educação pré-escolar e secundária.
Em contrapartida, os preços em Transporte diminuíram, impulsionados pela redução do combustível para veículos leves e das tarifas de passageiros rodoviários.
Também houve ligeiras quedas em Bens e serviços diversos, Informação e comunicação e Equipamentos domésticos e manutenção.
No Chile, há preocupação com os efeitos que a guerra tarifária desencadeada pelos Estados Unidos terá sobre os preços e a economia nacional, e no dia anterior, o chefe do setor financeiro, Mario Marcel, admitiu que esse choque atingirá o país mais cedo ou mais tarde.
mem/car/eam/bm