Uma nota divulgada pelos organizadores da XIV edição do Festival de Violão Alma Latina destacou a bem-sucedida apresentação de Marziota, cantora lírica cubano-italiana radicada nesse país, em duo com a violonista polonesa Kasia Smolarek, realizada na Piazza del Suffragio, um dos locais do evento.
Ambos apresentaram composições de Brower, incluindo a estreia mundial de “Dos Canciones: Poema y Madrigalillo”, com texto do poeta espanhol Federico García Lorca, e outras do brasileiro Heitor Villa-Lobos; do paraguaio Agustín Barrios Mangoré, bem como dos argentinos Carlos Guastavino e Astor Piazzolla. Marziota, hoje reconhecida como uma excelente soprano, compositora e musicóloga, ganhadora de importantes prêmios internacionais, vive atualmente em Roma, mas mantém um relacionamento próximo com Cuba, seu país natal, e por meio de sua arte constrói uma ponte cultural entre a Itália e a América Latina.
Smolarek, que atualmente ensina violão em conservatórios na Itália e na Espanha, estudou na Universidade Mozarteum, na cidade austríaca de Salzburgo, com o renomado professor cubano Marco Díaz Tamayo, e sua arte é influenciada pelo melhor da música latino-americana.
No concerto, realizado no dia anterior, os dois artistas trouxeram a alma latina para a Itália por meio da música, durante o Festival de Violão organizado pelo Conservatório de Música Luigi Boccherini, pela cidade de Lucca e pelo Ministério de Universidades e Pesquisa, acrescenta a fonte.
mem/ort/bm