Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Carney diz que está trabalhando para proteger o Canadá da crise

Ottawa, 9 abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, afirmou hoje que os canadenses poderão dar a si mesmos muito mais do que os Estados Unidos jamais poderão tirar deles.

Em meio à campanha eleitoral do Partido Liberal que lidera, explicou que está ‘trabalhando duro para ganhar essa responsabilidade de proteger nosso país durante esta crise e construir um Canadá forte’.

Ele enfatizou que a pausa nas tarifas recíprocas anunciada pelo presidente Trump é um alívio bem-vindo para a economia global.

Como o presidente Trump e eu concordamos, o presidente dos EUA e o primeiro-ministro canadense iniciarão negociações sobre uma nova relação econômica e de segurança imediatamente após a eleição federal”, detalhou.

Ele enfatizou que, como parte do anúncio de hoje, Trump indicou que os Estados Unidos se envolverão em negociações bilaterais com vários países, o que provavelmente “resultará em uma reestruturação fundamental do sistema de comércio global”.

Nesse contexto, o Canadá também deve continuar a aprofundar suas relações com parceiros comerciais que compartilham nossos valores, incluindo a troca livre e aberta de bens, serviços e ideias”, enfatizou ele por meio de seu perfil no X.

Ele disse que as eleições deste mês são cruciais para determinar quem poderá defender melhor as famílias, os trabalhadores e as empresas canadenses nas mesas de negociação com os Estados Unidos e outros parceiros em potencial.

Ele advertiu que “os riscos nunca foram tão altos”, por isso está trabalhando para tornar o Canadá mais forte.

O presidente Trump deu mais uma guinada tarifária depois que, horas após a entrada em vigor de suas tarifas recíprocas, ele as suspendeu por 90 dias, exceto em relação à China, onde as elevou para 125 porcento.

rc/otf/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa