Sexta-feira, Abril 18, 2025
NOTÍCIA

Diminui produção industrial na Itália

Roma, 10 abr (Prensa Latina) A produção industrial na Itália caiu 0,9 por cento em fevereiro de 2025 em comparação com o mês anterior, segundo um relatório do Instituto Nacional de Estatística (Istat).

Um relatório divulgado na quinta-feira no site oficial da agência governamental aponta que, no último período avaliado, houve quedas na produção de bens de capital, intermediários e de consumo, de 3,3, 2,0 e 1,9 por cento, respectivamente, enquanto o setor de energia aumentou 4,0 pontos percentuais.

No trimestre de dezembro de 2024 a fevereiro deste ano, a produção industrial da Itália diminuiu 0,7 ponto percentual em comparação com os três meses anteriores, informaram os especialistas do Istat.

Durante o segundo mês de 2025, o índice geral diminuiu em termos de tendência em 2,7%, sendo que apenas a energia registrou um aumento de 7,6%, com as respectivas reduções em bens de capital, intermediários e de consumo de 9,8, 4,6 e 2,0 pontos percentuais.

Os setores com as maiores quedas foram a fabricação de meios de transporte; a indústria têxtil, de vestuário, couro e acessórios; e a fabricação de fornos de coque e produtos refinados de petróleo, com quedas de 14,1%, 12,9% e 12,0%, respectivamente.

Em suas conclusões, os especialistas do instituto apontaram que, em termos de tendência, a produção industrial da Itália continua sua longa fase de declínio, com dinâmica negativa para todos os principais grupos industriais, com exceção da energia.

jcm/ort/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa