A abertura oficial ocorrerá amanhã, 12 de abril, às 14:00, horário local, com um desfile artístico dos participantes ao longo do Paseo del Prado, em Havana, do Gran Teatro de La Habana “Alicia Alonso” até a Escuela Nacional de Ballet (ENB) “Fernando Alonso”, local do encontro.
Entre as nações representadas estão Colômbia, México, Peru e República Dominicana, entre outras, e como Artista Convidado Principal estará Joseph Gatti, Diretor Artístico do United Ballet Theatre & Academy, que julgará a competição internacional.
O programa acadêmico inclui cursos teóricos, oficinas práticas e treinamento especializado para professores e, como parte fundamental do programa, será realizado o Concurso Internacional para Estudantes de Balé.
Um destaque será o encontro com instituições internacionais que aplicam o método de ensino cubano.
Esta trigésima edição homenageia a professora Ramona de Saá Bello, pedra fundamental para o desenvolvimento do ensino de balé em Cuba, e o cineasta Alfredo Guevara, um notável intelectual cubano que influenciou o progresso e a promoção da cinematografia nacional.
Intercâmbios entre professores, estudantes, críticos e especialistas em balé sobre estilos e metodologias nacionais e internacionais caracterizam o programa de atividades do evento.
Isso incluirá apresentações na ENB, no Covarrubias Hall do Teatro Nacional de Cuba e no cinema Yara, na capital.
Como parte do evento, o Concurso Internacional de Balé será realizado em Havana de 14 a 18 de abril, e o júri do concurso será composto por figuras de prestígio do mundo da dança.
npg/dla/bm