Em uma declaração em X, o ministro de Assuntos Internos e Cooperação da Índia, Amit Shah, disse que o governo indiano está lutando com todas as suas forças contra o tráfico de drogas.
Ele elogiou as forças de segurança pela operação realizada em Assam em 6 de abril, que resultou na apreensão de 30,4 kg de comprimidos de metanfetamina avaliados em mais de dois milhões de dólares e na prisão de três traficantes de drogas em dois casos.
O Ministério de Assuntos Internos e Cooperação da Índia detalhou que, como resultado de uma operação de inteligência de três meses, 10 pacotes contendo 9,9 kg de comprimidos de metanfetamina foram recuperados de um veículo interceptado e o único ocupante do carro, um residente de Churachandpur, Manipur, foi preso.
Posteriormente, as autoridades recuperaram 20,5 kg escondidos na roda sobressalente de outro carro e prenderam duas pessoas.
Também informou que em março passado eles conseguiram capturar cerca de 110 kg de comprimidos de metanfetamina em duas operações.
De acordo com a fonte oficial, as forças especializadas têm trabalhado persistentemente contra os traficantes de drogas que operam na região, em colaboração com outras agências.
Após o lançamento de um escritório de campo em março, outro carregamento de metanfetamina foi apreendido, disse ele.
Até o momento, seis acusados foram presos, dois dos quais são de Mianmar, e quatro veículos foram apreendidos.
Em todos os casos, as investigações continuam para desmantelar as redes transnacionais e interestaduais e atingir a meta de uma Índia livre de drogas, disse ele.
npg/lrd/bm