Terça-feira, Abril 15, 2025
NOTÍCIA

Indústria pecuária da Etiópia destaca o potencial de investimento

Adis Abeba, 13 abr (Prensa Latina) A indústria pecuária da Etiópia é uma fronteira para investimentos com grande potencial, amplas oportunidades de crescimento e lucratividade, de acordo com o Departamento de Desenvolvimento de Recursos Pecuários e Pesqueiros, citado hoje pela Agência de Notícias da Etiópia.

A diretora executiva desse departamento no Ministério da Agricultura, Tsigereda Fekadu, disse à imprensa que o governo está pressionando por reformas importantes para liberar o potencial inexplorado do setor.

Fekadu observou que, com uma das maiores populações de gado na África, a Etiópia está se posicionando como um ator-chave em serviços de saúde animal e veterinária.

“Há oportunidades substanciais, especialmente na produção e distribuição de medicamentos e vacinas veterinárias”, enfatizou.

Ela enfatizou que a pecuária no país atualmente contribui com 26% do produto interno bruto (PIB) agrícola do país e desempenha um papel fundamental no emprego e nos meios de subsistência, especialmente para agricultores e comunidades pastoris.

Em relação às atividades realizadas, o executivo enfatizou que o Ministério da Agricultura está implementando iniciativas para desenvolver a cadeia de valor, incluindo a produção de alimentos, o melhoramento genético e o transporte de produtos pecuários para impulsionar o potencial nacional e de exportação.

Outras estratégias visam atrair investidores locais e estrangeiros, com ênfase particular em aliviar os desafios relacionados ao fornecimento de ração animal e fortalecer a infraestrutura veterinária, acrescentou.

Ela reconheceu que o setor veterinário continua significativamente subdesenvolvido, especialmente na produção de vacinas e medicamentos, o que o torna uma área privilegiada para investimentos.

Para incentivar a entrada de capital, o governo etíope oferece uma série de incentivos, incluindo acesso à terra, isenções fiscais até que a lucratividade seja alcançada e manuais detalhados de implementação em áreas-chave, como alimentação animal e saúde veterinária.

Também melhora as políticas governamentais para otimizar a qualidade da carne, do leite e das peles, aproveitando o clima favorável e a diversidade geográfica do país africano.

O Ministério da Agricultura está comprometido em apoiar os investidores em todas as etapas, garantindo sucesso a longo prazo e benefício mútuo, garantiu.

ode/rmn/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa