Isso se reflete no convite para participar desta gala, que oferecerá “uma noite inesquecível com melodias cativantes e ritmos contagiantes que farão seu coração dançar” e permitirá aos participantes descobrir o espírito de Cuba.
A música cubana, descreveram os organizadores, é um mundo de ritmo, alma e inovação, moldado por figuras icônicas como Miguel Matamoros, Ernesto Lecuona, Compay Segundo e outros maestros.
Matamoros, criador do famoso son cubano, revolucionou a música de seu país com peças atemporais como “Lágrimas Negras”, que funde influências africanas e espanholas em um som irresistível, enquanto Lecuona misturou música clássica com ritmos cubanos em obras-primas como “Malagueña”.
O texto também destaca Compay Segundo como um mestre do som cubano que revitalizou o gênero no mundo todo por meio do Buena Vista Social Club, com clássicos como o internacionalmente renomado “Chan Chan”.
“Essas lendas, com seus trabalhos pioneiros, moldaram a música cubana em uma linguagem universal de paixão, energia e sentimento que ainda ressoa hoje”, enfatiza.
De acordo com o programa divulgado, o concerto contará com a soprano AyÅŸe Göknur Shanal, acompanhada por Karella Mitchell (violoncelo), Cheryl Oxley (piano) e Jess Ciampa na percussão.
mem/mpm/hb