Quarta-feira, Abril 16, 2025
NOTÍCIA

Palestinos condenam novo ataque israelense a hospital em Gaza

Ramallah, 13 abr (Prensa Latina) Os palestinos condenaram veementemente hoje um ataque israelense ao Hospital Batista no centro de Gaza, em meio a uma ofensiva militar e um bloqueio rígido que impede a entrada de ajuda no território.

A Assessoria de Imprensa do Governo em Gaza informou que o exército bombardeou o prédio de recepção e o departamento de emergência do centro médico, forçando dezenas de pacientes e feridos a se deslocarem para as ruas ao redor do complexo médico.

Este crime se soma à longa lista de violações cometidas pelas Forças Armadas israelenses contra nosso povo, enfatizou a instituição.

De acordo com o Gabinete, o hospital fornece assistência médica a mais de um milhão de palestinos na Faixa “em meio a um quase colapso do sistema de saúde devido ao genocídio, ao bloqueio e aos bombardeios incessantes”.

Ele ressaltou que, desde o início do ataque em outubro de 2023, 34 hospitais ficaram fora de serviço.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores e Expatriados afirmou que a incursão não teria ocorrido sem a cumplicidade da comunidade internacional e sua falta de responsabilização.

Os ataques aos centros de saúde representam um flagrante desrespeito aos padrões internacionais, disse ele.

Vários partidos palestinos, incluindo o Fatah e o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), denunciaram a nova agressão e pediram ao mundo que tome medidas fortes para detê-la.

O exército admitiu a incursão e a justificou afirmando que um posto de comando do Hamas estava operando lá dentro.

mem/rob/hb

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa