Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Angola poderia sediar uma conferência de paz para a África

Luanda, 17 abr (Prensa Latina) O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, revelou a intenção do país de realizar uma Conferência sobre Conflitos na África.

O último, a ser realizado sob a presidência pro tempore angolana da União Africana (UA), poderia contribuir para motivar soluções práticas e realistas para os cenários multifacetados enfrentados por várias nações do continente.

Falando na capital, António também reconheceu o progresso feito na estabilização da República Centro-Africana (RCA) após a implementação do Roteiro Conjunto para a Paz adotado na Terceira Mini Cúpula de Chefes de Estado e de Governo da Conferência Internacional para a Região dos Grandes Lagos (ICGLR), realizada aqui em setembro de 2021. Sobre o conflito interno no Sudão do Sul, o Ministro das Relações Exteriores recomendou a necessidade de maior atenção, já que os acontecimentos recentes colocam em risco a implementação do Comprehensive Peace Revitalisation Agreement.

Ao abordar a situação atual na República Democrática do Congo (RDC), o Presidente do Conselho Executivo da União Africana (UA) expressou profunda preocupação com a contínua deterioração da segurança e da situação humanitária no leste do país.

A ocupação de cidades como Goma e Bukavu pelo M23 e o subsequente avanço de suas forças para novos territórios, além de agravar o conflito, ameaçam a integridade territorial da RDC, agravam a situação humanitária da população e contribuem significativamente para minar os esforços diplomáticos feitos no âmbito dos processos de mediação existentes, enfatizou.

Nesse contexto, António saudou os esforços feitos para alcançar a paz e a estabilidade regionais, em particular a coordenação de ações conjuntas no nível da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e da Comunidade da África Oriental (EAC), na busca pela paz no leste da RDC.

mem/mv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa