Em sua mais recente atualização sobre incidentes ocorridos durante um dos feriados mais importantes do ano, o Conapremm, formado por mais de vinte instituições, relatou a morte de um cidadão por afogamento.
Como parte das amplas medidas de segurança para proteger dezenas de milhares de turistas, as autoridades informaram a apreensão de 283 carteiras de habilitação e 718 chamadas foram atendidas pelo serviço de emergência 911.
A Polícia Nacional realizou cerca de 6.500 testes de bafômetro, dos quais 260 deram positivo, confiscou 26 veículos e realizou 423 patrulhas em resorts à beira-mar, 585 inspeções preventivas, 64 visitas a eventos religiosos e 92 inspeções físico-mecânicas.
Sob o slogan Viaje com cautela, volte sem preocupação, Honduras implementou no último sábado várias iniciativas para proteger a população durante o período que também é conhecido como Semana Maior.
Tanto o Ministério do Turismo quanto o Instituto Nacional de Migração esperam que mais de dois milhões de turistas nacionais e cerca de 100.000 estrangeiros participem do festival, que durará até domingo, 20 de abril.
Com o destacamento de mais de 26.000 homens e mulheres em todo o país, as Forças Armadas (FFAA) desempenham um papel importante nessa operação do Conapremm, que busca oferecer apoio e assistência aos turistas durante esse feriado. Além das Forças Armadas, 25.000 policiais, o Corpo de Bombeiros, a Comissão Permanente de Contingência, o Instituto Hondurenho de Turismo, a Cruz Vermelha, o Sistema Nacional de Emergência 911 e o Instituto Hondurenho de Transporte Terrestre estão participando da campanha.
ro/edu/bm