Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Etiópia tem a honra de sediar a 5ª Cúpula P4G em 2027

Hanói, 17 de abr (Prensa Latina) O primeiro-ministro Abiy Ahmed expressou hoje sua gratidão por receber a tocha que credencia a Etiópia como anfitriã da Quinta Cúpula da Parceria para o Crescimento Verde e dos Objetivos Globais 2030 (P4G) em 2027.

“A Etiópia está profundamente honrada em receber a tocha e assumir a responsabilidade de sediar a quinta Cúpula P4G em 2027”, escreveu Ahmed em sua conta de mídia social X.

Ele afirmou que eles aproveitarão a oportunidade com determinação e um compromisso inabalável de construir sobre o legado inspirador do Vietnã, Colômbia, Dinamarca e Coreia do Sul.

Ele acrescentou que, guiado pelos princípios fundamentais do P4G de parceria, inovação, inclusão e ação, a Cúpula da Etiópia de 2027 destacará a industrialização verde, a agricultura resiliente ao clima e o empoderamento de jovens e mulheres como agentes-chave de mudança na transição verde.

O chefe de governo africano afirmou na publicação que a reunião de Hanói demonstrou que mesmo projetos P4G pequenos e bem integrados podem ter um impacto significativo e forte potencial de escala.

A primeira Cúpula Multilateral sobre Crescimento Verde sediada pelo Vietnã foi oficialmente aberta no dia anterior pelo Primeiro Ministro Pham Minh Chinh, que destacou o papel pioneiro do P4G como um fórum global para promover parcerias público-privadas na busca por soluções de desenvolvimento sustentáveis e inovadoras.

Reuniu mais de 40 países e organizações internacionais, incluindo os primeiros-ministros do Laos, Sonexay Siphandone, e Abiy Ahmed da Etiópia, o vice-primeiro-ministro do Camboja, Neth Savoeun, e a vice-secretária-geral das Nações Unidas, Amina J. Mohammed.

mem/rmn / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa