Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Nicarágua e Cuba comemoram o Dia da Amizade

Manágua, 17 abr (Prensa Latina) Nicarágua e Cuba celebram hoje o dia da amizade como símbolo dos laços e da genuína fraternidade que se expressa entre ambos os países, que se manifesta através do apoio incondicional e da solidariedade recíproca.

“Hoje é um dia de amizade eterna entre Nicarágua e Cuba. Vida longa a ambas as revoluções, morte ao imperialismo”, escreveu Edwin Castro, líder da bancada sandinista na Assembleia Nacional (Parlamento), na rede social X.

Na mesma plataforma digital, uma postagem da embaixada do país caribenho aqui definiu esse dia como “um símbolo da irmandade dos povos soberanos que enfrentam diariamente o ataque do gigante de sete léguas”.

Nessa data, um grupo de associações nicaraguenses, amigas de Cuba, reafirmou em um comunicado seu compromisso de solidariedade com a ilha e afirmou que, para ambas as nações, abril significa heroísmo, anti-imperialismo e internacionalismo.

Nossas pátrias, neste mês, têm muito do que se orgulhar e devem estar cheias de coragem para redobrar as lutas anti-imperialistas nas circunstâncias atuais para o estabelecimento de uma nova ordem mundial que seja mais justa, equitativa e respeitosa da soberania dos povos, enfatizou a mensagem. Em maio de 2019, o Parlamento do país centro-americano aprovou uma lei que estabelece o dia 17 de abril como o Dia da Amizade entre as Repúblicas de Cuba e da Nicarágua, em homenagem ao piloto nicaraguense Carlos Ulloa.

Ulloa, natural do departamento de Masaya, no sul do país, caiu em defesa da Revolução Cubana nas areias de Playa Giron em 17 de abril de 1961, quando a maior das Antilhas foi atacada por mercenários a serviço do governo dos EUA.

ro/ybv/bm

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa