Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

Primeiro-ministro italiano viajou aos EUA para uma reunião com Trump

Roma, 17 de abr (Prensa Latina) A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, viajou hoje a Washington para uma reunião na Casa Branca com o presidente dos EUA, Donald Trump, um encontro de grande importância para seu país e para a Europa.

Uma nota publicada no site RAI News destaca que a presidente italiana, que viajou à capital americana na véspera, tem como principal objetivo impedir uma guerra comercial entre os Estados Unidos e o chamado Velho Continente.

Nesse sentido, propõe-se apoiar as negociações da União Europeia (UE) para persuadir Trump a reverter sua decisão de impor tarifas elevadas de 20% aos países daquela região, o que desencadearia contramedidas em uma escalada que, segundo especialistas, prejudicaria ambos os lados.

Meloni descreverá a intenção da UE de conseguir o cancelamento de tarifas recíprocas, usando uma fórmula de zero por zero, acrescenta a fonte.

Em declarações à imprensa, o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, falou sobre a importância que este encontro entre o líder italiano e Trump terá para a comunidade regional, enfatizando que ele é motivado pela necessidade de “manter a unidade ocidental”.

Às 12h05. hora local, será realizado um almoço na Sala do Gabinete, seguido de um diálogo entre os dois líderes no Salão Oval, com a participação de jornalistas americanos e italianos.

Essa troca também incluirá outros tópicos, como os conflitos na Ucrânia e no Oriente Médio, bem como o fortalecimento da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), com Meloni anunciando o futuro aumento dos gastos de defesa da Itália para 2,0% do Produto Interno Bruto.

Segundo analistas, o presidente prometerá “manter uma postura muito rígida” em relação à China, tanto nas relações bilaterais quanto regionais, e primeiro proporá que Roma revise o Plano de Ação para Fortalecer a Parceria Estratégica Abrangente com o gigante asiático.

O segundo ponto diz respeito aos portos, com a decisão de impedir que o porto localizado na cidade de Trieste, na região norte de Friuli-Venezia-Giulia, se torne um polo logístico para produtos chineses com destino à Europa.

O terceiro ponto é o anúncio de um investimento nos Estados Unidos da multinacional Pirelli, de quase dois bilhões de dólares, para produzir pneus no estado da Geórgia. Se implementado, esse investimento criaria mais de mil empregos.

A reunião será importante “tanto por razões geopolíticas quanto porque as economias dos Estados Unidos e dos países europeus estão profundamente interconectadas, e o protecionismo é um perigo para todos”, afirmou Tajani.

nmr/ort / fav

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa