Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

A dança das tigelas na cabeça, da China a Cuba

Havana, 18 abr (Prensa Latina) A atriz e bailarina chinesa Zhang Lin, que visita hoje Cuba para participar do Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas, apresentará aqui 'A dança das taças na cabeça', obra integrada como patrimônio cultural imaterial.

Ela é o único membro da delegação chinesa que participa do evento que será realizado de 25 a 27 de abril em Havana, que se moverá à vontade, com uma sinfonia, metaforicamente falando, na qual o corpo é o principal protagonista.

Em um evento com fóruns teóricos; oficinas de ioga e dança contemporânea; música flamenca e tango, entre outras ações, Lin executa essa dança com uma fluência como se fosse um pássaro com tigelas na cabeça em pleno voo.

A ‘Bowl-on-Head Dance’ mongol é uma forma única de dança tradicional da Mongólia, com profunda riqueza cultural e alto valor artístico, conforme descreve o programa do evento.

Por meio das habilidades da dançarina Lin, bem como de seus movimentos graciosos, vários significados simbólicos são transmitidos, acrescentou a nota.

Lin, com xícaras presas à cabeça, geralmente feitas de porcelana, mantém a estabilidade desses recipientes enquanto gira e salta em sua dança, demonstrando seu controle e equilíbrio corporal.

Essa dança, por meio do elemento central “a tigela na cabeça”, integra vida, cerimônia e fé em um todo.

A edição de 2025 do Festival Internacional de Dança em Paisagens Urbanas contará com a participação de artistas da Bulgária, China, Espanha e México, este último país com a maior delegação de companhias de dança.

lam/dpm/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa