Sábado, Abril 19, 2025
NOTÍCIA

O primeiro-ministro do Canadá incentiva a votação antecipada

Ottawa, 18 abr (Prensa Latina) O líder do Partido Liberal e primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney, exortou hoje os eleitores a exercerem seu voto nas votações antecipadas que já estão abertas em todo o país até segunda-feira.

‘Peço seu voto para depositar sua confiança em nossa equipe liberal que o defenderá e construirá um Canadá mais forte’, destacou Carney, cujo partido é o favorito para ganhar as eleições federais do próximo dia 28.

Faltando apenas 10 dias para a eleição, as seções eleitorais de todo o país começaram a funcionar na sexta-feira para receber votos antecipados daqueles que, por vários motivos, preferem votar antes da data programada.

De acordo com as regras, das 09:00, horário local, até as 21:00, os eleitores registrados podem votar antecipadamente no local de votação designado.

Os canadenses poderão votar antecipadamente de 18 a 21 de abril no local de votação designado.

Carney continua sendo o favorito para vencer a eleição federal de 28 de abril, de acordo com pesquisas e debates recentes entre os principais candidatos.

Na véspera do debate em inglês, e de acordo com a CBS, os três rivais de Carney “dedicaram grande parte do debate a difamá-lo”.

Ele detalhou que o líder conservador Pierre Poilievre atacou Carney afirmando que seu governo não seria muito diferente daquele liderado por seu “antecessor impopular, o ex-primeiro-ministro Justin Trudeau”.

Da mesma forma, Jagmeet Singh, (New Democratic Party), “passou boa parte do tempo retratando Carney como uma elite fora de alcance que cortará os serviços públicos”.

Da mesma forma, o líder do Bloc Québécois, Yves-François Blanchet, manteve uma mensagem semelhante, acusando Carney de ser um figurão corporativo que não defenderá os interesses de Quebec.

Enquanto isso, Carney, tanto no debate de quarta-feira quanto no de ontem à noite, manteve sua retórica de defender o Canadá diante das imposições tarifárias do presidente dos EUA, Donald Trump.

Ele disse que, diante das ameaças do líder dos EUA, está pronto para lutar, proteger e construir um Canadá forte. O líder do Partido Liberal destacou a importância de construir uma economia única e enfatizou que todas as autoridades nas diferentes partes do país devem trabalhar juntas para eliminar as barreiras comerciais internas.

Diante da imposição de tarifas e da ideia questionável de Trump de anexar o país como outro estado da União, Carney garantiu que enfrentará o presidente dos EUA.

A eleição federal do Canadá será realizada em 28 de abril para eleger os membros da Câmara dos Comuns para o 45º Parlamento.

oda/otf/glmv

RELACIONADAS

Edicão Portuguesa