Por meio de sua conta no Twitter, o presidente escreveu que ‘a primeira derrota do imperialismo começou em um dia como hoje, quando nos declaramos socialistas, a apenas 90 milhas de distância’.
Além disso, o chefe de Estado citou uma frase do líder histórico Fidel Castro quando disse ‘diga o que quer que diga, a começar por Girón, todos os povos da América foram um pouco mais livres’.
Há seis décadas, nesta data, uma frota mercenária escoltada pela Marinha dos Estados Unidos navegava para Cuba, prelúdio da invasão que fracassou e reforçou o apoio à Revolução Cubana.
Era a Operação Plutão, aprovada pelo presidente Dwight D. Eisenhower, em 17 de março de 1960, com a estreita participação do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do poder norte, com o objetivo de derrubar o novo governo da ilha.
Em 15 de abril de 1961, aviões de guerra com falsas siglas cubanas atacaram simultaneamente a base aérea de San Antonio de los Baños, a pista de Ciudad Libertad, na capital, e o aeroporto na cidade oriental de Santiago de Cuba.
No funeral das vítimas, num dia como hoje há 60 anos, Fidel Castro proclamou o carácter socialista da Revolução.
mem/idm/bj