É com grande honra que damos as boas-vindas ao Congresso da continuidade histórica da Revolução Cubana, indica o PT em nota assinada por sua presidente, Gleisi Hoffmann, à qual teve acesso a Prensa Latina.
Ele ressalta que ‘este evento ocorre em um momento muito importante para todo o mundo, devido ao início da vacinação contra a Covid-19 em alguns países do mundo e a expectativa de aprovação das vacinas cubanas.
Ele reconhece que, em março, ‘durante um evento do Fórum de São Paulo, pudemos aprender muito com os colegas responsáveis pela área da saúde em Cuba e ver como a prioridade do investimento em pesquisa ajuda a salvar a vida das pessoas’.
A organização partidária indica que, neste Congresso, o PCC continuará com essa visão humanística da política nacional, com um modelo de desenvolvimento que privilegie a população daquele país e seja um exemplo na luta contra o avanço das políticas neoliberais no mundo.
‘Queremos que o Congresso tenha pleno sucesso e que possamos continuar a aprofundar as relações entre nossos partidos e aprender com nossos colegas cubanos’, destaca o PT.
A sessão plenária do 8ú Congresso do PCC começou nesta sexta-feira em Havana com a presença de seu primeiro secretário, Raúl Castro, e do presidente Miguel Díaz-Canel.
A jornada de abertura abre caminho para quatro dias de análise em meio a um cenário no país caribenho repleto de desafios, principalmente na esfera econômica, de olho no complexo contexto internacional.
Três comissões de trabalho enfocarão seus debates em questões cruciais como a conceituação do modelo econômico e social cubano de desenvolvimento socialista, até a implementação das Diretrizes de Política Econômica e Social do Partido Comunista e da Revolução.
mgt/ocs/kl