Havana, 18 abr (Prensa Latina) O VIII Congresso do Partido Comunista de Cuba (PCC) celebra hoje o penúltimo dia de trabalho, no qual seus delegados votarão nos membros do Comitê Central, com mandato para os próximos cinco anos .
O Comitê Central é o órgão máximo do PCC entre cada congresso.
Deliberar sobre o número de membros do Bureau Político, que elege e seleciona o primeiro e o segundo secretários.
É responsável pela aplicação das resoluções, políticas e programas aprovados pelo congresso que o elegeu.
Os delegados ao 8ú conclave vão estudar o projeto de candidatura antes de votar no final da sessão de hoje.
300 militantes vão participar da votação em nome dos mais de 700 mil que engrossam as fileiras do PCC. O número de delegados ao fórum corresponde à situação epidemiológica causada pela pandemia Covid-19 no país caribenho.
Previamente, o congresso discutirá e aprovará diversas resoluções, inclusive sobre o Relatório Central apresentado pelo primeiro secretário, General do Exército Raúl Castro.
O mesmo acontecerá com os projetos de resolução emanados das três comissões que trabalharam nos últimos dois dias e que trataram de questões econômicas, de quadros políticos e relativos ao funcionamento do Partido e ao trabalho ideológico.
As resoluções aprovadas pelo conclave incluirão temas como a atualização do modelo econômico e social de desenvolvimento socialista cubano; bem como as Diretrizes do PCC e da Revolução, pelas quais Cuba será conduzida nos próximos anos.
O congresso termina em 19 de abril, data em que Cuba comemora o 60ú aniversário da derrota em Playa Girón da invasão mercenária armada e financiada pelos Estados Unidos.
Nesse dia terá lugar a primeira sessão plenária do novo Comité Central, cujos membros elegerão a cúpula do PCC para o período 2021-2026.
msm / ool / db