O Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, advertiu que nosso planeta está em um ponto crítico, pois a humanidade continua a abusar do mundo natural de forma irresponsável. ‘Saqueamos os recursos do planeta, esgotamos suas espécies selvagens e tratamos o ar, a terra e os mares como aterros sanitários’, lamentou ele por ocasião do Dia Internacional da Mãe Terra, na quinta-feira.
Especialistas dizem que a natureza está em crise, ameaçada pela perda de habitats e biodiversidade, aquecimento global e poluição.
Relatam desastres causados por chuvas extremas e secas, a ocorrência de incêndios, aumento do nível do mar, enchentes e estações recordes de furacões e outros fenômenos meteorológicos, que afetaram milhões de pessoas.
Os especialistas insistem que a saúde dos ecossistemas depende diretamente da saúde de nosso planeta e de seus habitantes.
O Dia da Mãe Terra tem sido celebrado todo 22 de abril desde 1970, depois que mais de 20 milhões de americanos saíram às ruas para se manifestar pela primeira vez na história em prol de um ambiente saudável e sustentável.
Em 2009, a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou uma resolução para formalizar esta data.
msm/rbp/bm