De acordo com a entidade, já em 2020 a nação asiática mostrou sua capacidade de enfrentar a situação epidemiológica e ao mesmo tempo preservar sua economia, cenário que vai melhorar à medida que avança a campanha nacional de vacinação contra a SARS-CoV-2.
Entre os fatores auspiciosos, ele citou também o aumento sustentado das exportações e do fluxo de investimentos estrangeiros.
A exemplo de outros organismos internacionais, o banco apontou o Vietnã como exemplo de resiliência diante de circunstâncias tão difíceis e considerou que neste e nos próximos anos seu PIB será o de maior expansão no Sudeste Asiático. Ele atribui um crescimento de 4,4% à região em 2021.
Estudos recentes do Banco Mundial, do Fundo Monetário Internacional, do Banco Unido de Ultramar de Singapura e Fitch Solutions prevêem que o PIB vietnamita aumentará de 6,5 para 7% em 2021.
Em uma previsão de longo prazo, o Centro para Negócios e Pesquisa Econômica do Reino Unido elevou a barreira para uma média de 7% entre 2021 e 2025, e 6,6% na próxima década, trazendo então a economia do Vietnã para a 19ª do planeta.
ga / asg / hb